21/02/2012

7 fatos sobre o mundo corporativo que não ensinam na faculdade

A faculdade representa uma importante transição do jovem para a vida profissional e adulta. Durante alguns anos os universitários recebem ferramentas e uma visão profissional que servirão de subsídios para que contribuam de maneira concreta com os rumos de uma empresa.

Porém uma parte daquele mundo dos procedimentos corretos, dos planejamentos bem feitos, das estratégias e teorias bem alinhadas e descritas nos livros, fica na memória dos bons tempos dos bancos acadêmicos.

O mundo corporativo real guarda algumas surpresas que todo recém formado descobre, mais cedo ou mais tarde, e com as quais precisa lidar:


1- Chefes não são chefes apenas por que são perfeitos para o cargo. Muitos fatores colocam alguém em um cargo de direção, além de competência: política interna, amizades, parentesco, recomendação ou simplesmente ausência de um candidato melhor para uma vaga que tinha que ser preenchida.


2- Existe uma grande diferença entre colegas de faculdade e colegas de trabalho. Colegas de faculdade estão todos no mesmo barco para o que der e vier. A maior polêmica que pode haver entre eles é sobre quem fará o que no trabalho em grupo. Já colegas de trabalho competem por atenção, recursos e espaço para crescimento.


3- Na faculdade existe horário para entrar e horário para sair. Na empresa, existe apenas horário para entrar.


4- Na faculdade os grandes cases de sucesso da literatura empresarial sempre fluem para um desfecho lógico, claro, rápido e empolgante. No mundo real, descobrimos que para conduzir o trabalho temos que lidar com fornecedores desinteressados e careiros, precisamos obter o consenso das equipes e colegas sobre a estratégia a ser seguida, temos que convencer os acionistas de que o custo benefício de cada projeto é vantajoso, e tudo isto, enquanto trabalhamos pelo aumento das vendas e da satisfação dos clientes.


5- No mundo real, nível salarial não corresponde a nível de competência, tanto no caso do jovem supercompetente que ganha menos do que merece, quanto no caso do gerente com anos de casa que ganha muito mais do que deveria, e é gerente exatamente baseado em uma das razões mencionadas no item 1 acima.


6- A vida profissional é um eterno caminhar por uma estrada que se afunila permanentemente, oferecendo cada vez menos espaço para a multidão que se acotovela para seguir em frente. Começa com o funil do vestibular, passa pelos cortes do processo de seleção de emprego e culmina com o funil das promoções dentro da pirâmide hierárquica das empresas, onde apenas 5% dos profissionais que iniciam em cargos de entrada chegam à diretoria.

7- Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço. Esta é uma máxima que muitos chefes que não servem de exemplo seguem no dia a dia. Descarregam uma série de regras sobre a equipe, regras estas que eles mesmos não seguem.


Se você está prestes a adentrar este mundo de descobrimentos, não se assuste.
Existem diversas surpresas e descobertas muito boas nas empresa e nas carreiras. Mas estas eu vou deixar você descobrir por conta própria.

Porém deixo uma dica: a quantidade de surpresas boas em nossa carreira é diretamente proporcional à nossa dedicação, preparação acadêmica e perseverança!


Veja seleções abertas e notícias sobre desenvolvimento de carreiras no UOL Empregos. Clique aqui


Ver mensagens anteriores: 28/04/2013 a 04/05/2013 10/03/2013 a 16/03/2013 24/02/2013 a 02/03/2013 23/12/2012 a 29/12/2012 18/11/2012 a 24/11/2012 30/09/2012 a 06/10/2012 12/08/2012 a 18/08/2012 24/06/2012 a 30/06/2012 27/05/2012 a 02/06/2012 06/05/2012 a 12/05/2012 22/04/2012 a 28/04/2012 08/04/2012 a 14/04/2012 18/03/2012 a 24/03/2012 11/03/2012 a 17/03/2012 19/02/2012 a 25/02/2012 05/02/2012 a 11/02/2012 22/01/2012 a 28/01/2012 01/01/2012 a 07/01/2012 11/12/2011 a 17/12/2011 06/11/2011 a 12/11/2011 30/10/2011 a 05/11/2011 02/10/2011 a 08/10/2011 18/09/2011 a 24/09/2011 21/08/2011 a 27/08/2011 07/08/2011 a 13/08/2011 17/07/2011 a 23/07/2011 26/06/2011 a 02/07/2011 19/06/2011 a 25/06/2011 22/05/2011 a 28/05/2011 08/05/2011 a 14/05/2011 01/05/2011 a 07/05/2011 24/04/2011 a 30/04/2011 10/04/2011 a 16/04/2011 20/03/2011 a 26/03/2011 13/03/2011 a 19/03/2011 27/02/2011 a 05/03/2011 20/02/2011 a 26/02/2011 12/12/2010 a 18/12/2010 05/12/2010 a 11/12/2010 28/11/2010 a 04/12/2010 21/11/2010 a 27/11/2010 14/11/2010 a 20/11/2010 07/11/2010 a 13/11/2010 08/08/2010 a 14/08/2010 27/06/2010 a 03/07/2010 09/05/2010 a 15/05/2010 11/04/2010 a 17/04/2010 28/03/2010 a 03/04/2010 28/02/2010 a 06/03/2010 21/02/2010 a 27/02/2010 07/02/2010 a 13/02/2010 31/01/2010 a 06/02/2010 24/01/2010 a 30/01/2010 17/01/2010 a 23/01/2010 10/01/2010 a 16/01/2010 20/12/2009 a 26/12/2009 29/11/2009 a 05/12/2009 22/11/2009 a 28/11/2009 15/11/2009 a 21/11/2009 08/11/2009 a 14/11/2009 01/11/2009 a 07/11/2009 25/10/2009 a 31/10/2009 18/10/2009 a 24/10/2009 11/10/2009 a 17/10/2009 04/10/2009 a 10/10/2009 27/09/2009 a 03/10/2009 20/09/2009 a 26/09/2009 13/09/2009 a 19/09/2009 30/08/2009 a 05/09/2009 23/08/2009 a 29/08/2009 16/08/2009 a 22/08/2009 09/08/2009 a 15/08/2009 02/08/2009 a 08/08/2009 26/07/2009 a 01/08/2009 19/07/2009 a 25/07/2009 12/07/2009 a 18/07/2009 05/07/2009 a 11/07/2009 28/06/2009 a 04/07/2009 14/06/2009 a 20/06/2009 07/06/2009 a 13/06/2009 31/05/2009 a 06/06/2009 24/05/2009 a 30/05/2009 17/05/2009 a 23/05/2009 10/05/2009 a 16/05/2009 03/05/2009 a 09/05/2009 26/04/2009 a 02/05/2009 19/04/2009 a 25/04/2009 12/04/2009 a 18/04/2009 05/04/2009 a 11/04/2009 29/03/2009 a 04/04/2009 22/03/2009 a 28/03/2009 15/03/2009 a 21/03/2009 08/03/2009 a 14/03/2009 01/03/2009 a 07/03/2009 22/02/2009 a 28/02/2009 15/02/2009 a 21/02/2009 08/02/2009 a 14/02/2009 01/02/2009 a 07/02/2009 25/01/2009 a 31/01/2009 18/01/2009 a 24/01/2009 11/01/2009 a 17/01/2009 04/01/2009 a 10/01/2009 28/12/2008 a 03/01/2009 21/12/2008 a 27/12/2008 14/12/2008 a 20/12/2008 07/12/2008 a 13/12/2008 30/11/2008 a 06/12/2008 09/11/2008 a 15/11/2008

Sobre o autor

Roberto Caldeira é adm. de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, com pós graduação em Novos Negócios pela Harvard Extension School. Executivo de sucesso das áreas de marketing e vendas, em empresas nacionais e multinacionais, contabiliza em 20 anos de atividade profissional no Brasil e no exterior, mais de 5.000 entrevistas a candidatos a vagas de emprego. Autor do livro "os Segredos do Entrevistador", com participação de Max Gehringer, com dicas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego.

Sobre o blog

A experiência e a proximidade de Caldeira com candidatos, suas dúvidas, seus questionamentos e seu comportamento durante as entrevistas, estão traduzidos nesta orientação passo a passo na busca por um emprego, com inúmeras dicas e sugestões, de forma a transformar algo normalmente árduo e demorado em algo planejado, rápido e efetivo!

Busca

Histórico



UOL Blog

Acompanhe este
blog pelo Twitter


UOL Blog