27/05/2011

Atuar em outra área nos faz perder visibilidade?

Recebemos o seguinte pergunta de uma internauta que acompanha o blog:

Tenho 19 anos, curso o 3o. semestre de turismo em uma universidade de renome e trabalho como tele-operadora bilíngüe. De uns meses pra cá, estou desconfiada de que meu trabalho atual, 'mancha' meu CV - mesmo sendo meu primeiro emprego. Detalhe: não informo que sou tele-operadora bilíngüe. Refiro-me como 'agente bilíngue em suporte técnico'.

Busco todos os dias vagas na Internet, principalmente na minha área de futura formação, turismo, mas tem sido bastante desanimador não receber propostas ou ser chamada para entrevistas. Minha dúvida é: você acredita que o fato de estar trabalhando como tele-operadora esteja me fazendo perder visibilidade?

Cara Leitora,

Inicialmente diria que, apesar de muito importante, a função de tele-operador anda mesmo um pouco desvalorizada.
Não pelo trabalho em si, mas devido ao baixo treinamento que muitos destes profissionais recebem por parte das empresas contratantes, em alguns casos, ou pela insuficiente capacidade de atendimento que algumas empresas impõe ao seu tele-atendimento, o que gera clientes insatisfeitos e muitas vezes zangados.

E quem paga o pato é o atendente. Portanto é compreensível que para definir a sua função você recorra a um eufemismo, esta figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão.

Não acredito que seu trabalho atual a esteja fazendo perder visibilidade ou manchando o seu currículo. Você ainda é nova, está na faculdade e a grande maioria de nós sempre começa a carreira pela parte de baixo da pirâmide.

Mas com certeza também não está ganhando visibilidade. E como resolver isto?

O mercado de turismo especificamente anda bastante aquecido. Um ótimo caminho seria fazer uma lista com as principais operadoras e agências de turismo de sua região e enviar um currículo por email para elas.

O fato de você já dominar um segundo idioma e estudar em uma faculdade de renome já conta muitos pontos para você. Acredito que em pouco tempo você estará empregada.

Esteja disposta a continuar em um cargo que exige pouca experiência. Realizando um bom trabalho, em pouco tempo você poderá ser promovida e assumir maiores responsabilidades.

Desta maneira não precisará mais utilizar eufemismos para definir sua função e terá toda a visibilidade do mundo dentro da sua área, para então, por seus próprios méritos, trilhar o seu caminho.

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25/05/2011

A diferença entre manter e empreender

Participamos recentemente de um processo de seleção para um gerente administrativo financeiro em uma empresa varejista prestadora de serviços. A idéia era substituir o atual gerente, prestes a se aposentar, por um novo profissional.

O departamento financeiro em questão atualmente funciona de maneira satisfatória; os objetivos e metas têm sido cumpridos. Porém, como em muitos departamentos de muitas empresas, existem muitas oportunidades de melhoria, principalmente em processos de trabalho, que poderiam ser aprimorados com o envolvimento e apoio de novas tecnologias. Ou seja, existem formas de ajudar os colaboradores a fazer suas atividades de maneira mais rápida, com menos erros e com um trabalho mais inteligente e menos estafante. E de quebra tornar a empresa mais eficiente.

Analisando o perfil dos candidatos a substituir o antigo gerente, percebia-se claramente uma distinção de perfis, em relação ao foco em melhorias. Os que aprendem rápido e assumem o controle do departamento, mantendo as coisas funcionando como sempre estiveram, bem, mas relegando as oportunidade de melhoria a um segundo plano – e os que não se contentam como as coisas são feitas e sempre buscam forma de aprimorar e desenvolver a maneira como as atividades são realizadas.

É importante compartilhar este aspecto que, de uma forma ou de outra, faz parte do perfil de todo profissional. Os do primeiro grupo, os mantenedores, têm espaço no mercado e desenvolvem carreiras de relativo sucesso. Os do segundo grupo, os empreendedores, estes sim são bem mais escassos e portanto têm uma demanda e um valor bem mais alto no mercado.

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Sobre o autor

Roberto Caldeira é adm. de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, com pós graduação em Novos Negócios pela Harvard Extension School. Executivo de sucesso das áreas de marketing e vendas, em empresas nacionais e multinacionais, contabiliza em 20 anos de atividade profissional no Brasil e no exterior, mais de 5.000 entrevistas a candidatos a vagas de emprego. Autor do livro "os Segredos do Entrevistador", com participação de Max Gehringer, com dicas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego.

Sobre o blog

A experiência e a proximidade de Caldeira com candidatos, suas dúvidas, seus questionamentos e seu comportamento durante as entrevistas, estão traduzidos nesta orientação passo a passo na busca por um emprego, com inúmeras dicas e sugestões, de forma a transformar algo normalmente árduo e demorado em algo planejado, rápido e efetivo!

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