12/05/2011

Eu, uma marca a ser vendida


Em tempos de competição acirrada, com centenas de novas empresas buscando espaço na mente dos consumidores, marcas nunca foram tão relevantes. Um ativo intangível, porém muito valioso, uma marca possui identidade, valores e personalidade própria. Destacar-se e ser reconhecida dentre um mar de opções é a diferença entre o sucesso e o fracasso.

A saga para a construção e manutenção de uma marca pode ser resumida assim: existe o posicionamento, que é o que a empresa diz que é. E existe a imagem, que é como o consumidor acha que a marca é. E o alinhamento destas duas áreas é o grande desafio.

Na maioria quase absoluta das grandes empresas, a utilização da marca segue regras rígidas. Existem inclusive agências especializadas que prestam consultoria a empresas sobre a utilização de sua marca, definidas no MIV, manual de identidade visual. O que pode, o que não pode, quando é on-line, quando é impresso, quando é fundo branco, quando é fundo preto etc.

O Google vem quebrando este paradigma há anos, brincando com seu logo para homenagear figuras importantes, em datas comemorativas, através dos chamados Doodles. Foi assim com o aniversário de Charles Chaplin, de Van Gogh, e esta semana com a bailarina americana Martha Graham (na imagem acima), dentre diversos outros.

O que é notável é que fora os desenhos criativos utilizados, a palavra Google, com sua fonte oficial, está sempre presente. Apesar das brincadeiras e da adequação ao momento, a essência da empresa continua preservada.

E que lições podemos tirar disto para nossas carreiras?

Como nas empresas, nosso eu profissional é um produto com uma marca, que precisa ser divulgado e vendido no mercado. E como o Google, podemos adaptar nossa marca em momentos específicos.

Quando enviamos um currículo ou quando vamos para uma entrevista, podemos nos vender pelo ângulo que mais interessa e atende às necessidades da empresa no momento. Um gestor da área administrativo-financeira por exemplo, com experiências múltiplas em sua carreira. Se o candidato que a empresa procura deve ter experiência na implantações de sistemas de gestão financeira, é isto que deve ser destacado pelo candidato na sua comunicação. Se procuram um profissional com foco em otimização de processos de trabalho, esta deve ser a ênfase dada ao currículo e às entrevistas.

Currículos podem ser adaptados para cada situação, entrevistas podem ser direcionadas para determinado aspecto. Adaptar-se às necessidades específicas do momento. Mas tudo isto, como o próprio Google nos ensina, sem perder a nossa essência!

Veja seleções abertas e notícias sobre desenvolvimento de carreiras no UOL Empregos. Clique aqui


Ver mensagens anteriores: 28/04/2013 a 04/05/2013 10/03/2013 a 16/03/2013 24/02/2013 a 02/03/2013 23/12/2012 a 29/12/2012 18/11/2012 a 24/11/2012 30/09/2012 a 06/10/2012 12/08/2012 a 18/08/2012 24/06/2012 a 30/06/2012 27/05/2012 a 02/06/2012 06/05/2012 a 12/05/2012 22/04/2012 a 28/04/2012 08/04/2012 a 14/04/2012 18/03/2012 a 24/03/2012 11/03/2012 a 17/03/2012 19/02/2012 a 25/02/2012 05/02/2012 a 11/02/2012 22/01/2012 a 28/01/2012 01/01/2012 a 07/01/2012 11/12/2011 a 17/12/2011 06/11/2011 a 12/11/2011 30/10/2011 a 05/11/2011 02/10/2011 a 08/10/2011 18/09/2011 a 24/09/2011 21/08/2011 a 27/08/2011 07/08/2011 a 13/08/2011 17/07/2011 a 23/07/2011 26/06/2011 a 02/07/2011 19/06/2011 a 25/06/2011 22/05/2011 a 28/05/2011 08/05/2011 a 14/05/2011 01/05/2011 a 07/05/2011 24/04/2011 a 30/04/2011 10/04/2011 a 16/04/2011 20/03/2011 a 26/03/2011 13/03/2011 a 19/03/2011 27/02/2011 a 05/03/2011 20/02/2011 a 26/02/2011 12/12/2010 a 18/12/2010 05/12/2010 a 11/12/2010 28/11/2010 a 04/12/2010 21/11/2010 a 27/11/2010 14/11/2010 a 20/11/2010 07/11/2010 a 13/11/2010 08/08/2010 a 14/08/2010 27/06/2010 a 03/07/2010 09/05/2010 a 15/05/2010 11/04/2010 a 17/04/2010 28/03/2010 a 03/04/2010 28/02/2010 a 06/03/2010 21/02/2010 a 27/02/2010 07/02/2010 a 13/02/2010 31/01/2010 a 06/02/2010 24/01/2010 a 30/01/2010 17/01/2010 a 23/01/2010 10/01/2010 a 16/01/2010 20/12/2009 a 26/12/2009 29/11/2009 a 05/12/2009 22/11/2009 a 28/11/2009 15/11/2009 a 21/11/2009 08/11/2009 a 14/11/2009 01/11/2009 a 07/11/2009 25/10/2009 a 31/10/2009 18/10/2009 a 24/10/2009 11/10/2009 a 17/10/2009 04/10/2009 a 10/10/2009 27/09/2009 a 03/10/2009 20/09/2009 a 26/09/2009 13/09/2009 a 19/09/2009 30/08/2009 a 05/09/2009 23/08/2009 a 29/08/2009 16/08/2009 a 22/08/2009 09/08/2009 a 15/08/2009 02/08/2009 a 08/08/2009 26/07/2009 a 01/08/2009 19/07/2009 a 25/07/2009 12/07/2009 a 18/07/2009 05/07/2009 a 11/07/2009 28/06/2009 a 04/07/2009 14/06/2009 a 20/06/2009 07/06/2009 a 13/06/2009 31/05/2009 a 06/06/2009 24/05/2009 a 30/05/2009 17/05/2009 a 23/05/2009 10/05/2009 a 16/05/2009 03/05/2009 a 09/05/2009 26/04/2009 a 02/05/2009 19/04/2009 a 25/04/2009 12/04/2009 a 18/04/2009 05/04/2009 a 11/04/2009 29/03/2009 a 04/04/2009 22/03/2009 a 28/03/2009 15/03/2009 a 21/03/2009 08/03/2009 a 14/03/2009 01/03/2009 a 07/03/2009 22/02/2009 a 28/02/2009 15/02/2009 a 21/02/2009 08/02/2009 a 14/02/2009 01/02/2009 a 07/02/2009 25/01/2009 a 31/01/2009 18/01/2009 a 24/01/2009 11/01/2009 a 17/01/2009 04/01/2009 a 10/01/2009 28/12/2008 a 03/01/2009 21/12/2008 a 27/12/2008 14/12/2008 a 20/12/2008 07/12/2008 a 13/12/2008 30/11/2008 a 06/12/2008 09/11/2008 a 15/11/2008

Sobre o autor

Roberto Caldeira é adm. de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, com pós graduação em Novos Negócios pela Harvard Extension School. Executivo de sucesso das áreas de marketing e vendas, em empresas nacionais e multinacionais, contabiliza em 20 anos de atividade profissional no Brasil e no exterior, mais de 5.000 entrevistas a candidatos a vagas de emprego. Autor do livro "os Segredos do Entrevistador", com participação de Max Gehringer, com dicas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego.

Sobre o blog

A experiência e a proximidade de Caldeira com candidatos, suas dúvidas, seus questionamentos e seu comportamento durante as entrevistas, estão traduzidos nesta orientação passo a passo na busca por um emprego, com inúmeras dicas e sugestões, de forma a transformar algo normalmente árduo e demorado em algo planejado, rápido e efetivo!

Busca

Histórico



UOL Blog

Acompanhe este
blog pelo Twitter


UOL Blog