02/05/2011

Currículo: a diferença entre o que faço e o que quero

Por força de nosso trabalho entramos em contato com dezenas de currículos todas as semanas. Peça fundamental da apresentação de um candidato a uma empresa, tem grandes desafios embutidos por trás de duas simples folhas de papel A4: chamar a atenção do entrevistador, destacar o CV dos demais, deixar claros os objetivos do candidato, mostrar seu histórico e capacidade de realização, e aguçar o entrevistador para que chame aquele profissional para uma entrevista. Ou seja, precisamos divulgar e vender nossa força de trabalho.

Estes desafios todos são os mesmo que um publicitário enfrenta quando se debruça sob uma nova peça de marketing para um produto que precisa ser divulgado e vendido no mercado. Só que neste caso, nossa vantagem sobre o publicitário é que, como candidatos, conhecemos muito bem o produto que queremos vender: nós mesmos.

Um ponto que nos chamou a atenção estes dias é um item que  pode passar desapercebido quando elaboramos um currículo, mas que faz a diferença quando um entrevistador examina uma pilha de CVs: o “Objetivo” do candidato.

Muitos candidatos têm utilizado o título de “Área de atuação”, descrevendo sucintamente as áreas em que atuou, mesmo que às vezes conflitantes ou afins. Exemplo: marketing, comercial, eventos.

As empresas buscam especialistas, com mais ou menos experiência, mas especialistas no que fazem. A experiência de quem contrata mostra que pessoas com áreas de atuação distintas tendem a trocar de área de atuação quando não estão bem certas do que buscam.

Até ai natural, muitas pessoas não têm certeza do que querem durante um bom tempo na vida. Porém o entrevistador não precisa saber disto. O termo a ser usado deve ser “Objetivo", descrevendo a área e a função pretendida, que de preferência deve ser a mesma para a qual a empresa recruta. Exemplo: Coordenador de Marketing, ou Assistente de Eventos ou Gerente de Marketing.

Esta diferença entre o que já fizemos (área de atuação) e o que pretendemos (objetivo) ajuda a nos destacarmos para o recrutador em uma primeira triagem, joga nosso CV para uma etapa seguinte e aumenta nossas chances de sermos chamados para uma entrevista.

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Sobre o autor

Roberto Caldeira é adm. de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, com pós graduação em Novos Negócios pela Harvard Extension School. Executivo de sucesso das áreas de marketing e vendas, em empresas nacionais e multinacionais, contabiliza em 20 anos de atividade profissional no Brasil e no exterior, mais de 5.000 entrevistas a candidatos a vagas de emprego. Autor do livro "os Segredos do Entrevistador", com participação de Max Gehringer, com dicas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego.

Sobre o blog

A experiência e a proximidade de Caldeira com candidatos, suas dúvidas, seus questionamentos e seu comportamento durante as entrevistas, estão traduzidos nesta orientação passo a passo na busca por um emprego, com inúmeras dicas e sugestões, de forma a transformar algo normalmente árduo e demorado em algo planejado, rápido e efetivo!

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