13/03/2011

Carreira em uma empresa de sucesso

A intenção aqui não é produzir um compêndio de dicas de gurus do sucesso empresarial. Trata-se sim de uma maneira de enxergar de forma macro e direta os principais pilares que sustentam o caminho de qualquer empresa na busca pelo sucesso, e como nos beneficiarmos disto em nossa carreira.

Para que qualquer relação prospere é fundamental que cada parte enxergue claramente benefícios para si nesta relação. Quais as partes que compõe uma empresa e o que motiva cada uma?

Os acionistas, que investem seu capital de forma a obter retorno financeiro de acordo com suas expectativas. E vamos alem, para não ficarmos em uma definição meio maniqueísta e quase que marxista do detentor do capital. O acionista, em muitos casos, investe em algo com que tenha empatia, em algum assunto ou segmento que também lhe interesse. Ou seja, busca retorno financeiro mas também realização pessoal.

Já os funcionários buscam realização profissional, financeira e a possibilidade de uma carreira que os satisfaça como pessoas e como profissionais, em um local em que seu trabalho seja respeitado e onde percebam claramente que sua contribuição faz a diferença.

Já os fornecedores buscam uma empresa cliente que possa se tornar uma parceiro rentável, fiel e que propicie um relacionamento estável e tranqüilo. Isto não significa que do ponto de vista de nossa empresa devamos tentar agradar aos nossos fornecedores. É importante negociarmos e buscar condições ideais para nossa empresa, mas sem uma cultura de escalpelamento de fornecedores, afinal uma mão lava a outra.

E por fim o cliente, aqui o último do post mas nem por isso o menos importante de nossa lista de pilares. O cliente precisa perceber claramente os benefícios que nossos produtos ou serviços trazem para ele. Precisa acreditar com firmeza que entregar seu suado dinheiro para nossa empresa é a melhor opção que está ao seu alcance. Que esta trocando seus recursos por satisfação plena de uma necessidade específica.

Estando estas quatro partes satisfeitas o sucesso torna-se inevitável. E como satisfazê-las? Deixamos a respostas aos gurus de sucesso empresarial. E um lembrete final: desenvolver a carreira em empresas em que existe um balanço saudável entre estes quatro pilares é sempre muito proveitoso para os profissionais.

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A importância da comunicação assertiva no ambiente profissional

A falta de uma comunicação mais direta e clara é a maior causa de conflitos entre pessoas em uma empresa. Como exemplo utilizaremos um caso real: um funcionário antigo abarrotado de trabalho, sentado ao lado de um funcionário novo com função similar mas pouco trabalho.

O antigo pensa, “puxa, eu aqui sem conseguir terminar o trabalho e este funcionário novo sem oferecer sua ajuda. Acho que não está a fim de trabalhar!” Já o funcionário novo pensa, “gostaria muito de ajudar o funcionário antigo mas acho que está ocupado demais para delegar um pouco para mim. Talvez nem confie na minha capacidade de ajudá-lo!”

Este é um exemplo clássico em que percepções incorretas geram conclusões incorretas. Alem do problema central que é a distribuição desigual de trabalho não ser resolvido, cria-se uma animosidade desnecessária entre os dois funcionários, o que apenas os afasta da solução e potencialmente gera um clima propenso a conflitos pessoais.

A solução para este entendimento falso e fantasioso, é a comunicação assertiva.

Ser assertivo significa ser afirmativo, firme e sincero. Dizer o que se pensa com o cuidado de manter um balanço que evite a agressividade, mas também fuja da submissão. Concentrar-se em fatos e evitar julgamentos. É importante focar de maneira positiva na solução de determinado problema para que a conversa não descambe para um simples bate boca ou lavação de roupa suja.

A comunicação assertiva exige coragem e prática para que se torne natural com o tempo. Esta técnica é muito útil não apenas na vida profissional, mas na vida pessoal também!
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Sobre o autor

Roberto Caldeira é adm. de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, com pós graduação em Novos Negócios pela Harvard Extension School. Executivo de sucesso das áreas de marketing e vendas, em empresas nacionais e multinacionais, contabiliza em 20 anos de atividade profissional no Brasil e no exterior, mais de 5.000 entrevistas a candidatos a vagas de emprego. Autor do livro "os Segredos do Entrevistador", com participação de Max Gehringer, com dicas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego.

Sobre o blog

A experiência e a proximidade de Caldeira com candidatos, suas dúvidas, seus questionamentos e seu comportamento durante as entrevistas, estão traduzidos nesta orientação passo a passo na busca por um emprego, com inúmeras dicas e sugestões, de forma a transformar algo normalmente árduo e demorado em algo planejado, rápido e efetivo!

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