15/01/2010

O subordinado que todo chefe gostaria de ter: seja parte da solução!

Comentamos em um post recente, do dia 28/11/09, as sete principais características que todo chefe gostaria de ver nos subordinados. A segunda característica é ser parte da solução e não do problema. Esta característica ficou bem clara e explícita para mim quando trabalhei em uma empresa familiar em que o fundador, sexagenário, ainda rondava o escritório central e as lojas, sem uma função claramente definida, mas assegurando-se de que os detalhes de tudo estavam de acordo com os seus preceitos. Por um lado isto era bom pois a filosofia que havia norteado e empresa em relação à qualidade do atendimento aos clientes era sempre reavivada, mas por outro lado era ruim pois algumas ordens desafiavam o planejamento e as regras de uma empresa que havia crescido e precisava caminhar de forma mais estruturada. Aquela figura do fundador era amada e temida. Amada pelo carisma e conhecimento, mas temida pela crueza e objetividade como avaliava funcionários na frente dos outros, sem dó nem piedade. Uma de suas máximas freqüentes era sobre o tema deste post. Muitas vezes os funcionários vinham até ele com um problema a ser resolvido. De maneira meio afoita, aflitos com a questão, atropelavam a si mesmos nas explanações e no afã de explicar o assunto não ouviam o que o chefe tinha a dizer. A cada sugestão do chefe o funcionário replicava com uma objeção, o que emperrava o desenrolar do assunto. O fundador, do alto de sua sabedoria, como que para dar um basta naquela comunicação desencontrada, segurava no braço da funcionária com calma, olhava nos seus olhos e calmamente dizia: “querida, você é parte do problema ou da solução?” Aquela frase tinha o poder mágico de centrar o pensamento da funcionária, de trazê-la de volta ao prumo, e de finalmente ouvir o que o chefe tinha a dizer. Estes episódios me serviram de ensinamento. Toda vez que levo um problema aos meus superiores levo junto uma ou mais possíveis soluções, com os prós e contras de cada alternativa. E exijo o mesmo de meus subordinados. Venha com um problema mas me traga junto a solução, ou pelo menos sugestões. Isto torna o trabalho mais produtivo e agradável para todos. Ao invés de elegermos um solucionador único de problemas, e sobre o qual tudo recai em uma empresa formada por irracionais comunicadores de problemas, criamos uma rede de solucionadores que avançam em suas atribuições, sentem-se desafiados, aprendem a lidar com as situações, a pensar em soluções e a se tornarem mais maduros e autônomos. E o fluxo de soluções de questões na empresa agradece pois ganha agilidade e mais autonomia. Portanto esta é a contribuição que gostaria de deixar. A de que para galgarmos os degraus hierárquicos de uma empresa com sucesso, precisamos entender que nosso papel é de auxiliar com subsídios na tomada de decisões, e não apenas nos especializarmos em levar questões insolúveis aos nossos superiores.
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11/01/2010

Ano novo, emprego novo

O ano novo tem um efeito purificador sobre nós. Viramos a página, esquecemos ou tentamos esquecer passagens ruins do ano que termina. Olhamos para o ano que se inicia como uma nova etapa, um livro em branco, aberto a nossa frente, pronto para ser escrito. E é assim que deve ser encarado mesmo. A diferença entre o que desejamos e o que conquistamos esta em saber concretizar nossos planos. E nada melhor do que uma lista de coisas a fazer para nos ajudar nisso. Muitos colocam no rol de resoluções para o novo ano obter um novo emprego. E as notícias aqui são boas: a economia dá sinais de crescimento e as contratações têm suplantado as demissões nos últimos meses. Como traduzir na prática o desejo do novo emprego:

1- Atualize seu CV, acrescentando informações relevantes e suprimindo excessos;
2- Atualize sua lista de contatos pessoais e profissionais e entre em contato para informá-los de que você esta no mercado em busca de uma recolocação;
3- Cadastre-se ou atualize suas contas em redes de relacionamento na internet, como o Linkedin por exemplo, uma ótima forma de se manter em contato com seus conhecidos;
4- Visite alguns sites de empregos e avalie a sua utilização e o potencial de gerar entrevistas em sua área de atuação. Isto pode ser avaliado de acordo com o numero de empregadores oferecendo vagas em sua área/posição;
5- Entre em contato com ex-professores de cursos, faculdade ou pós que você tenha feito recentemente informando-o de que está no mercado em busca de recolocação.
6- Consulte amigos para obter recomendações de empresas de recolocação confiáveis e que possam trazer resultados;
7- Também é um bom momento para avaliar possíveis lacunas em sua formação acadêmica ou técnica e supri-las com um curso em sua área;


Mesmo que já tenha feito várias destas ações no ano passado lembre-se de que no início do ano as circunstâncias mudam, as empresas realizam contratações para começar o ano adequadas à sua previsão de crescimento e que portanto, as chances de sucesso estão renovadas e mais vivas do que nunca. Boa sorte!
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Sobre o autor

Roberto Caldeira é adm. de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, com pós graduação em Novos Negócios pela Harvard Extension School. Executivo de sucesso das áreas de marketing e vendas, em empresas nacionais e multinacionais, contabiliza em 20 anos de atividade profissional no Brasil e no exterior, mais de 5.000 entrevistas a candidatos a vagas de emprego. Autor do livro "os Segredos do Entrevistador", com participação de Max Gehringer, com dicas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego.

Sobre o blog

A experiência e a proximidade de Caldeira com candidatos, suas dúvidas, seus questionamentos e seu comportamento durante as entrevistas, estão traduzidos nesta orientação passo a passo na busca por um emprego, com inúmeras dicas e sugestões, de forma a transformar algo normalmente árduo e demorado em algo planejado, rápido e efetivo!

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