Marketing de guerrilha para conseguir uma entrevista
Muito se fala sobre carreira, relações no trabalho e comportamento na entrevista. Porém o grande desafio que se abate sobre os candidatos é como conseguir uma entrevista. Recebemos mensagens de internautas que deixam clara sua frustração em distribuir seu currículo por ai e, além de não serem chamados para uma entrevista, nem ao menos recebem retorno do RH para dizer a quantas anda o processo de seleção. Infelizmente a realidade é esta.
Estatísticas apontam que 70% das vagas são preenchidas por indicação. Já nas que são preenchidas por um processo de seleção aberto ao público, apenas 15% dos candidatos que enviam um CV são chamados para uma entrevista. Nesta hora a matemática deixa de ser fria e se torna gelada. Como lidar com estatísticas tão desfavoráveis e conseguir um emprego? Vamos olhar a questão sob um outro ângulo: atualmente cerca de 8% da população economicamente ativa está desempregada no Brasil. De maneira simplificada isto significa que a cada doze pessoas, uma está desempregada, ou seja, a cada doze pessoas, onze estão trabalhando. Como adentrar este grupo dos empregados?
Sugiro o emprego do marketing de guerrilha para obter sua entrevista. Marketing de guerrilha é o termo que batiza uma filosofia descrita pelo consultor norte americano Jay Conrad Levinson. Em um mundo em que apenas um punhado do total de empresas tem tamanho suficiente para sustentar planos de marketing milionários, para a grande base da pirâmide, formada pelas milhares de pequenas empresas, resta recorrer ao marketing de guerrilha, ou seja, recorrer a outros recursos não financeiros para prosperarem: devem investir em tempo, energia e criatividade. Ouso aqui tomar emprestada esta filosofia para nos ajudar a conseguir uma entrevista de emprego. Sugestão: realize uma ação corpo a corpo com os entrevistadores, evitando que seu CV caia no limbo dos currículos esquecidos. Vamos ser notados pelos entrevistadores, acessando-os diretamente.
- Faça uma lista das empresas em que gostaria de trabalhar, ligue para elas e diga que gostaria do nome do responsável pelo RH pois deseja mandar uma correspondência. Em muitos casos você obterá este nome. Envie seu CV com uma carta de apresentação pelo correio. Uma semana depois ligue, fale com o responsável pelo RH e se coloque a disposição para uma entrevista pessoal.
- Cadastre-se no www.LinkeIn.com e faça uma busca dentro desta rede por profissionais de empresas em que gostaria de trabalhar. Envie uma mensagem para eles perguntando o nome do responsável pelo RH daquela empresa.
- Em uma cidade como São Paulo ocorrem cerca de 10 feiras e exposições por dia. Em cada feira existem dezenas de empresas expondo seus produtos ou serviços. Sempre há profissionais destas empresas presentes nos stands. Com uma abordagem educada você poderá obter o contato do responsável pelo RH de cada empresa. Seguem três sites para consulta de feiras, escolha as que sejam de sua área de interesse e compareça munido de CVs , caneta e bloco de notas: www.anhembi.com.br; www.acontecaeventos.com.br; www.quetalviajar.com.br.
Mãos a obra e boa sorte!
Veja seleções abertas e notícias sobre desenvolvimento de carreiras no UOL Empregos. Clique aqui.