21/08/2009

Como devemos nos divulgar aos empregadores durante a crise

Muitos candidatos não percebem que procurar um emprego é um desafio de marketing. Temos um produto a vender, nós mesmos, a um público comprador, os empregadores. E assim como em qualquer relação de compra, estes compradores procuram valores, olham detalhes e decidem pela melhor opção. 
Muitos dos melhores empregos não são anunciados: são preenchidos através de promoções internas ou recomendação. Quando você envia o seu currículo para uma vaga anunciada em jornais ou sites, coloca seu currículo em meio a dezenas de outros muito parecidos com o seu. Além disso, essa massa de currículos é administrada por funcionários de nível inferior, sem o poder de realmente contratar você. Este processo pode ser eficaz durante períodos de prosperidade, mas durante uma crise econômica, empregos são escassos e a competição por estas poucas vagas é intensa. Manter a mesma estratégia durante períodos difíceis significa ter chances reduzidas de conseguir um emprego. Mas não precisa ser assim. Momentos difíceis exigem medidas diferentes. E ousadas! Você precisa ser divulgado de uma maneira diferente, de forma a destacá-lo dos demais.
 Começando pela divulgação, precisamos entregar nosso currículo aos que tomam as decisões nas empresas. Como fazer isto? As redes de relacionamento na internet como Linkedin e Twitter são locais em que você pode procurar, após ter criado o seu próprio perfil, profissionais pelo nome, pela empresa ou cargo que ocupam. Após encontrá-los fica fácil entrar em contato através das ferramentas da própria comunidade. Mas atenção: esta é uma oportunidade única, você terá apenas um tiro. Enviar um currículo comum, ou uma carta de apresentação pobre irá sepultar esta oportunidade no mesmo instante.
 Estamos atravessando um período difícil. Empresas cortam custos e reduzem os quadros, portanto procuram mais do que nunca profissionais que os ajudem a navegar por estes momentos turbulentos. Isto significa estar cercado por profissionais voltados para resultados, focados em aumento de receita e/ou redução de despesas. Em suas qualificações no currículo evite as frases padrão que muitas agências de emprego inserem automaticamente em seu currículo. Ao invés de diferenciá-lo elas apenas o tornam aborrecidamente igual aos demais. Alem disso, qualquer um pode escrever qualquer coisa sobre suas qualificações. Eu evitaria sequer mencioná-las. O que os gestores das empresas buscam são fatos concretos, realizações profissionais que tivemos nos últimos empregos. Procure listar sua participação em ações ou melhorias em seu trabalho, por menor que sejam, que tenham contribuído para melhorar uma tarefa ou processo, reduzido o tempo de realização ou economizado recursos. Se for o caso, liste ainda sua participação em atividades que tenham aumentado a receita de empresas. Procure sempre quantificar isto através de termos como redução do custo em 30%, redução do tempo para realização da tarefa em 50% ou aumento da receita em 40% no período. É importante ressaltar que isto não se aplica apenas a pessoas que trabalham diretamente com racionalização de custos ou em vendas. Todo cargo, do nível mais baixo ao mais alto na empresa, sempre pode dar contribuições para melhorias. É disto que os gestores mais precisam em tempos difíceis: pessoas que façam a diferença, realizadores que trabalhando custos e gerando recursos contribuem para a sobrevivência da empresa. Se você conseguir mandar o seu recado para os gestores que tomam as decisões nas empresas e se apresentar como um candidato capaz de fazer a diferença em tempos difíceis, conseguirá obter um emprego em qualquer ocasião, seja em tempos difíceis ou em momentos de prosperidade.

Nota: tradução livre de artigo publicado no site www.resumebear.com
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Sobre o autor

Roberto Caldeira é adm. de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, com pós graduação em Novos Negócios pela Harvard Extension School. Executivo de sucesso das áreas de marketing e vendas, em empresas nacionais e multinacionais, contabiliza em 20 anos de atividade profissional no Brasil e no exterior, mais de 5.000 entrevistas a candidatos a vagas de emprego. Autor do livro "os Segredos do Entrevistador", com participação de Max Gehringer, com dicas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego.

Sobre o blog

A experiência e a proximidade de Caldeira com candidatos, suas dúvidas, seus questionamentos e seu comportamento durante as entrevistas, estão traduzidos nesta orientação passo a passo na busca por um emprego, com inúmeras dicas e sugestões, de forma a transformar algo normalmente árduo e demorado em algo planejado, rápido e efetivo!

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