23/07/2009

O generalista precisa ser um especialista, e vice-versa

Dentre tantas, uma das formas de se classificar os profissionais nas empresas é dividi-los nos dois seguintes grupos: os especialistas e os generalistas. Os especialistas são aqueles que dominam determinado assunto - e apenas aquele assunto - profundamente. Já os generalistas são aqueles que conhecem um pouco de tudo. Nos níveis iniciais de uma carreira, e até um nível intermediário ou gerencial, existe espaço para estes dois tipos de perfil. Porém quando se chega ao topo da hierarquia, à direção da empresa, o ideal é que o  espaço seja ocupado por um profissional que seja o mais próximo possível uma combinação dos dois perfis. Um profissional que, como um generalista, enxergue a empresa como um organismo em que as várias partes se interconectam, se ajudam e se complementam, para que o todo funcione com perfeição. Mas que ao mesmo tempo seja um especialista e conheça a fundo principalmente as áreas que definem o “core business” da empresa, ou seja, as áreas que fazem a empresa girar. Em muitos casos não é o que acontece. Vemos galgar os degraus para a direção por exemplo profissionais oriundos da áreas de finanças, que podem pecar por priorizar o resultado final da empresa mas esquecer do lado motivacional da equipe, ou não dar o devido valor à área de marketing e suas nuances. Ou um profissional oriundo da área comercial que assume a direção da empresa e falha por ter confiança excessiva de que a área de marketing e vendas acabarão por resolver sozinhos todas as questões da organização. 
Hoje existe uma confiança excessiva em dirigentes apenas generalistas (não importa de que segmento vem, ele pode atuar em qualquer um) ou dirigentes especialistas (foi muito bem em uma certa área da empresa, vai conseguir resolver o problema do todo). O ideal é uma combinação dos dois perfis. Mas isto não é fácil. Em nossa carreira significa buscar exposição ou experiência no maior número possível de áreas dentro das empresas por onde passamos. Significa estar na área comercial mas entender o que se passa na área financeira. Significa estar em uma área operacional e entender o que ocorre em vendas. Este perfil pode ser construído tanto através de experiência profissional quanto através de desenvolvimento acadêmico. Desta forma construímos um profissional que enxerga o todo mas que também entende e respeita as nuances de cada parte.

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Sobre o autor

Roberto Caldeira é adm. de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, com pós graduação em Novos Negócios pela Harvard Extension School. Executivo de sucesso das áreas de marketing e vendas, em empresas nacionais e multinacionais, contabiliza em 20 anos de atividade profissional no Brasil e no exterior, mais de 5.000 entrevistas a candidatos a vagas de emprego. Autor do livro "os Segredos do Entrevistador", com participação de Max Gehringer, com dicas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego.

Sobre o blog

A experiência e a proximidade de Caldeira com candidatos, suas dúvidas, seus questionamentos e seu comportamento durante as entrevistas, estão traduzidos nesta orientação passo a passo na busca por um emprego, com inúmeras dicas e sugestões, de forma a transformar algo normalmente árduo e demorado em algo planejado, rápido e efetivo!

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