11/03/2009

Carreira: de que estamos dispostos a abrir mão?

De um internauta para o 'UOL Empregos' : “Como recém formada em direito por uma boa universidade, trabalho há seis meses no departamento jurídico de uma corretora de valores. Meu pacote de benefícios é inferior ao dos economistas e engenheiros, mesmo os que têm menos tempo de casa. Como resolver isto?” Não se trata aqui de uma questão de área de formação, mas sim de tipo de função desempenhada. As empresas em geral possuem dois tipos de funções: as funções de frente, que têm ligação direta com seu negócio principal, e as funções de apoio, que dão suporte ao negócio principal. As funções de frente oferecem melhor remuneração pois reúnem os profissionais que “entregam” diretamente o produto ou serviço da empresa. Já as funções de apoio têm remuneração menor, pois dão suporte ao trabalho das funções de frente. Não que o trabalho de apoio seja menos importante, mas é assim que o mercado funciona. Portanto advogados e pessoal de tecnologia da informação, por exemplo, têm funções de apoio na maioria das organizações. Já nos escritórios de advocacia, advogados têm funções de frente, assim como pessoal de tecnologia da informação em empresas de informática. Pelo que nos conta, o tratamento diferenciado entre você, em função de apoio, e o pessoal de frente está explícito. Como solucionar o seu conflito?
Em primeiro lugar você não deve basear sua satisfação financeira na comparação com o salário dos colegas. Se todos ganhassem menos como você, você estaria satisfeita? Em segundo, o salário não é apenas uma conseqüência de boa universidade ou bom CV. É principalmente fruto da contribuição e da diferença que nosso trabalho faz para a empresa. Em terceiro, avalie qual a área do direito você quer seguir: um trabalho mais generalista como apoio jurídico e uma remuneração menor, ou um trabalho mais especializado em escritório de advocacia e melhor remuneração. É uma questão de escolha. Na vida profissional muitas vezes o problema não é saber o que escolher, mas sim decidir com serenidade de que estamos dispostos a abrir mão.
Todos os meses, o UOL Empregos publica uma seção mensal que responde às dúvidas dos internautas sobre mercado de trabalho, carreira, concursos públicos e direitos trabalhistas. Vejas as questões já respondidas aqui.

09/03/2009

Obter um emprego: quando você é o produto

Obter um emprego nada mais é do que vender um produto (você), a um comprador em potencial (o empregador). E este processo de venda responde às mesmas regras de marketing utilizadas para se vender outros produtos ou serviços. Em primeiro lugar, precisamos definir exatamente qual o produto a ser vendido. Esta definição então é resumida em nosso currículo através dos tópicos: objetivos, formação acadêmica, experiência profissional e qualificações pessoais, para citar os principais. Em seguida precisamos definir qual nosso público alvo, ou seja, as empresas em que gostaríamos de trabalhar e/ou onde meu perfil profissional seria de interesse. Em terceiro lugar, precisamos divulgar nosso produto junto ao público alvo. É aí que a internet representa uma grande vantagem perante o tradicional envio de CVs pelo correio. Clique aqui para ver um artigo bem interessante da Revista Veja sobre a divulgação de seu CV pela internet, uma maneira espetacular de multiplicar a exposição de seu produto junto aos seus "compradores", e por consequência aumentar suas chances de obter um novo emprego!


Ver mensagens anteriores: 28/04/2013 a 04/05/2013 10/03/2013 a 16/03/2013 24/02/2013 a 02/03/2013 23/12/2012 a 29/12/2012 18/11/2012 a 24/11/2012 30/09/2012 a 06/10/2012 12/08/2012 a 18/08/2012 24/06/2012 a 30/06/2012 27/05/2012 a 02/06/2012 06/05/2012 a 12/05/2012 22/04/2012 a 28/04/2012 08/04/2012 a 14/04/2012 18/03/2012 a 24/03/2012 11/03/2012 a 17/03/2012 19/02/2012 a 25/02/2012 05/02/2012 a 11/02/2012 22/01/2012 a 28/01/2012 01/01/2012 a 07/01/2012 11/12/2011 a 17/12/2011 06/11/2011 a 12/11/2011 30/10/2011 a 05/11/2011 02/10/2011 a 08/10/2011 18/09/2011 a 24/09/2011 21/08/2011 a 27/08/2011 07/08/2011 a 13/08/2011 17/07/2011 a 23/07/2011 26/06/2011 a 02/07/2011 19/06/2011 a 25/06/2011 22/05/2011 a 28/05/2011 08/05/2011 a 14/05/2011 01/05/2011 a 07/05/2011 24/04/2011 a 30/04/2011 10/04/2011 a 16/04/2011 20/03/2011 a 26/03/2011 13/03/2011 a 19/03/2011 27/02/2011 a 05/03/2011 20/02/2011 a 26/02/2011 12/12/2010 a 18/12/2010 05/12/2010 a 11/12/2010 28/11/2010 a 04/12/2010 21/11/2010 a 27/11/2010 14/11/2010 a 20/11/2010 07/11/2010 a 13/11/2010 08/08/2010 a 14/08/2010 27/06/2010 a 03/07/2010 09/05/2010 a 15/05/2010 11/04/2010 a 17/04/2010 28/03/2010 a 03/04/2010 28/02/2010 a 06/03/2010 21/02/2010 a 27/02/2010 07/02/2010 a 13/02/2010 31/01/2010 a 06/02/2010 24/01/2010 a 30/01/2010 17/01/2010 a 23/01/2010 10/01/2010 a 16/01/2010 20/12/2009 a 26/12/2009 29/11/2009 a 05/12/2009 22/11/2009 a 28/11/2009 15/11/2009 a 21/11/2009 08/11/2009 a 14/11/2009 01/11/2009 a 07/11/2009 25/10/2009 a 31/10/2009 18/10/2009 a 24/10/2009 11/10/2009 a 17/10/2009 04/10/2009 a 10/10/2009 27/09/2009 a 03/10/2009 20/09/2009 a 26/09/2009 13/09/2009 a 19/09/2009 30/08/2009 a 05/09/2009 23/08/2009 a 29/08/2009 16/08/2009 a 22/08/2009 09/08/2009 a 15/08/2009 02/08/2009 a 08/08/2009 26/07/2009 a 01/08/2009 19/07/2009 a 25/07/2009 12/07/2009 a 18/07/2009 05/07/2009 a 11/07/2009 28/06/2009 a 04/07/2009 14/06/2009 a 20/06/2009 07/06/2009 a 13/06/2009 31/05/2009 a 06/06/2009 24/05/2009 a 30/05/2009 17/05/2009 a 23/05/2009 10/05/2009 a 16/05/2009 03/05/2009 a 09/05/2009 26/04/2009 a 02/05/2009 19/04/2009 a 25/04/2009 12/04/2009 a 18/04/2009 05/04/2009 a 11/04/2009 29/03/2009 a 04/04/2009 22/03/2009 a 28/03/2009 15/03/2009 a 21/03/2009 08/03/2009 a 14/03/2009 01/03/2009 a 07/03/2009 22/02/2009 a 28/02/2009 15/02/2009 a 21/02/2009 08/02/2009 a 14/02/2009 01/02/2009 a 07/02/2009 25/01/2009 a 31/01/2009 18/01/2009 a 24/01/2009 11/01/2009 a 17/01/2009 04/01/2009 a 10/01/2009 28/12/2008 a 03/01/2009 21/12/2008 a 27/12/2008 14/12/2008 a 20/12/2008 07/12/2008 a 13/12/2008 30/11/2008 a 06/12/2008 09/11/2008 a 15/11/2008

Sobre o autor

Roberto Caldeira é adm. de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, com pós graduação em Novos Negócios pela Harvard Extension School. Executivo de sucesso das áreas de marketing e vendas, em empresas nacionais e multinacionais, contabiliza em 20 anos de atividade profissional no Brasil e no exterior, mais de 5.000 entrevistas a candidatos a vagas de emprego. Autor do livro "os Segredos do Entrevistador", com participação de Max Gehringer, com dicas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego.

Sobre o blog

A experiência e a proximidade de Caldeira com candidatos, suas dúvidas, seus questionamentos e seu comportamento durante as entrevistas, estão traduzidos nesta orientação passo a passo na busca por um emprego, com inúmeras dicas e sugestões, de forma a transformar algo normalmente árduo e demorado em algo planejado, rápido e efetivo!

Busca

Histórico



UOL Blog

Acompanhe este
blog pelo Twitter


UOL Blog